Celica significa “Celestial” ou “divinal” e é precisamente isso que este modelo é.
O sucesso apó o seu lançamento em 1970 foi imediato, o Celica conseguiu também satisfazer as necessidades dos entusiastas da condução desportiva. Pois contava com uma suspensão à frente independente e de quatro apoios na traseira fazendo as delicias dos condutores mais exigentes.
Em 1985, a quarta geração Celica, ficou marcada pala alteração de tração traseira para dianteira e o lançamento do modelo GT-Four (um ano mais tarde) com um sistema de tração integral permanente, aliado a um motor 2 litros com dupla árvore de cames à cabeça e 185cv.
Em 1990 Carlos Sainz tornou-se campeão do mundo de pilotos. Nos anos seguintes continuou a conquistar os títulos de piloto e de fabricantes com Juha Kankkunem em 1993 e Didier Auriol em 1994.
Após 35 anos de sucesso, em 1999, a sétima geração do Célica dá por encerrada a produção deste modelo. Na sua história, para além das vitórias nas competições, ficam mais de 4 milhões de vendas.