O Honda Civic foi lançado em 1972 apresentado no salão automóvel de Frankfurt. O modelo que antecedeu foi o N360 lançado em 1967, mas o Civic foi a grande aposta da Honda, que queria ter um papel no mundo automóvel idêntico ao que tinha nas motos, onde era líder de mercado desde os anos 50.
De facto o Honda Civic foi o primeiro modelo da Honda com grande impacto no mercado global. E abriu portas para o sucesso de outros modelos da marca como o Accord (1976) ou o Prelude (1978).
Fiabilidade tecnologia e espaço são atributos que marcam os 45 anos de história do Honda Civic. O modelo emblemático da Honda ao longo dos anos tem vindo a aumentar as suas dimensões, com uma variedade de versões que se ajustam a diferentes públicos e já conta com 10 gerações ( e vem a caminho a 11ª geração), o que prova o grande sucesso comercial deste modelo.
Em termos desportivos, o Honda Civic tem sido uma presença habitual nas provas de derivados de turismo com participações no European Touring Car Championship (ETCC) e no World Touring Car Championship (WTCC).
1ª geração – 1972
Inicialmente lançado com um motor 1.2 litros de quatro cilindros e tração dianteira, em 1975 surge versão com 1.5 litros CVCC (Compound Vortex Controlled Combustion), tecnologia que mais tarde viria a dar origem ao sistema VTEC. O civic era um carro bastante económico e respondia à necessidade gerada pela crise petrolífera dos anos 70.
2ª geração – 1980
Soichiro Honda havia sido bastante bem sucedido com a primeira geração mas a Honda fez uma revisão do design , com linhas mais angulares e aumentou a potência dos seus motores oferecendo agora entre os 56 e os 68 cv de potência com uma cilindrada de 1300 e 1500 respectivamente. Todos os motores já adoptam a tecnologia CVCC com uma terceira válvula por cilindro.
3ª geração – 1984
Na década de oitenta a Honda já era um dos gigantes do mercado automóvel e nesta terceira geração são incorporadas bastantes melhorias tecnológicas. A versão de 5 portas e a carrinha foram fundidas num modelo algo estranho que nem é bem uma carrinha nem um 5 portas (Honda Civic Shuttle).
Para além da versão desportiva Civic Si (motor de injecção e 12 válvulas) é também introduzida pela primeira vez o Civic CRX que se destaca pelo design compacto e baixo peso. Este modelo ainda hoje é muito popular.
4ª Geração – 1988
A gama Civic recebeu pela primeira vez um sistema de injeção eletrónica em toda a gama e suspensão traseira independente. O modelo CRX atinge o seu esplendor com duas motorizações 1.6, uma de 130 e a VTEC com 150cv.
5ª Geração – 1992
O Honda civic nesta altura já era um coloço do mundo automóvel. O modelo com várias carroçarias desde 2, 3 e4 portas, possuía uma polivalência que agradava a um público muito variado. Em termos de design as linhas do novo Honda Civic são agora mais aerodinâmicas e esta geração trás a versão de duas portas coupé.
Mas o que matou claramente a 5 geração foi o motor 1.6 VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control) de 160 CV de potência com o código B16A. Motorização que equiparia agora o CRX del Sol que agora era uma versão targa do CRX.
6ª Geração – 1995
Esta foi uma geração que deu continuidade ao design da 5ª geração mas acrescentou mais qualidade, equipamento e espaço interior (foi até introduzida a versão station). É também nesta geração que surge o primeiro Type-R, se bem que ainda só no mercado japonês e o CRX deixa de ser comercializado.
7ª geração – 2001
Uma revolução em termos estéticos com um modelo agora ainda mais espaçoso. Contudo o design do Honda parece não agradar a todos em especial aos que admiravam as linhas mais desportivas das gerações anteriores.
Esta geração vê também a introdução da versão híbrida com um motor de 1.3 litros.
8ª Geração – 2006
Esta foi talvez a geração que em termos de design mais rompeu com a anterior. A Honda adopta duas plataformas distintas, uma para as versões de 4 portas e coupé e a outra par aa s versões de 5 e 3 portas.
9ª geração – 2011
A nona geração segue a linha estética anterior mas com maior refinamento. O económico motor diesel da marca o 1.6 i-DTEC de 120cv ganha espaço no mercado e a Honda continua a sua história de sucesso.
10ª Geração – 2016
A décima geração trás de novo um design arrojado e que não foi consensual. Mas o sucesso do civic é inegável à escala global. Em termos de motores é introduzido o i-VTEC Turbo, com 129 e 182 cv de potência. A junção da tecnologia VTEC e o turbo tornam estes motores uma verdadeira delícia e com uma elasticidade surpreendente. O Type-R continua a dar cartas e eco alvo a abater pelas marcas concorrentes.
Mais info em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Honda_Civic
https://honda-automoveis.pt/pt/noticias/o-automovel-japones-que-conquistou-o-mundo-honda-civic/