As origens do GT-R remontam um pouco antes da Nissan, o Skyline GT-R tem origem na Prince automobile company, antes da fusão com a Nissan. O Skyline original da Prince foi lançado em 1957 com um motor de 1.5 litros. Só em 1964 surge o Prince Skyline GT com um motor de 2.0 litros e 6 cilindros em linha.
A designação GT-R deriva da abreviação de Gran Turismo Racing usada nas convenções de nomenclatura dos veículos italianos. Esta classe de carros, poderiam albergar uma família pequena numa viagem de turismo com respectiva bagagem com um desempenho desportivo.
É precisamente no desporto, nas corridas de Gran Turismo no Japão, que o Skyline GT-R se destaca, chegando já na era da Nissan, obtendo 33 vitórias consecutivas no início da década de 70. Infelizmente devido à crise do petróleo o Nissan Skyline GTR foi descontinuado em 1972.
O regresso do Skyline GT-R aconteceu apenas com o aparecimento da terceira geração, o R32, em 1989. E desta feita o sucesso na competição e também junto dos adeptos deste tipo de carros foi digno do seu antecessor, o original GT-R. O seu design musculado e imponente reflecte-se bem na alcunha que recebeu entre os entusiastas, o “Godzilla”. O Skyline GTR ao longo dos tempos tornou-se muito popular pelo aparecimento em filmes como o “The Fast and the Furious”, ou protagonizando vídeo jogos como o “Gran Turismo”.
Ao longo da sua carreira várias séries especiais forma sendo lançadas pela Nissan e pela sua “performance division” Nismo
Nissan C10 1ª Geração (1969-1972)
O primeiro Nissan Skyline GT-R foi lançado em 1969 com um motor aspirado de 2.0 litros, com 6 cilindros em linha debitando 160 cv. Este modelo dominou as corridas no Japão durante alguns anos tendo alcançado 50 vitórias. Este primeiro modelo contava com uma versão de 4 portas PGC10 e o coupé KPGC10.
Nissan C110 – 2ª geração (1972 – 1977)
Esta é a versão mais rara deste mítico modelo da Nissan. Só forma produzidos 197 deste KPGC110. Esta série reduzida deveu-se à crise do petróleo que afectou profundamente a produção de muitas marcas nomeadamente dos modelos desportivos com consumos mais altos.
O C110 foi refinado a pensar na competição, mas acabou por nunca competir oficialmente. O motor e chassi mantiveram-se semelhantes à versão anterior, mas este foi o primeiro veículo equipado com travões de disco nas 4 rodas.
Nissan R32 – 2ª geração (1989 – 1994)
O Nissan GT-R regressa ao mercado depois de uma interrupção de 12 anos. Volta mais forte com um motor de 2.6 litros bi-turbo com tração total, debitando 270cv e um binário de 353 Nm para 1430kg. Uma verdadeira máquina que se viria a tornar um dos modelos com mais sucesso na competição pulverizando a concorrência nos anos 90.
Nissan R33 – 4ª geração (1995 – 1999)
O R33, com cerca de 16 mil unidades produzidas, não perdeu nada em termos de performance para o R32, sendo até uma das gerações que é mais apreciada na comunidade de tuning. O R33s continuou a majestosa carreira dos seus antecessores obtendo excelentes resultados nas competições de touring no Japan, e até conseguiu um quinto lugar em Le Mans, na classe GT1 class no ano de 1995.
Nissan R34 – 5ª geração (1999 – 2002)
O R34 foi um dos carros mais potentes da Nissan, saindo de fábrica com uns fabulosos 320 cv de potência. Com este motor base e uma estética aprimorada face ao R33, este na nossa opinião foi a geração mais bem conseguida e que contribuiu para que este modelo se tornasse um icon clássico no mundo automóvel. Foram produzidas pouco mais de 11 mil unidades e este foi o último GT-R sob a sigla Skyline.
Nissan R35 – 6ª geração (2007 – )
O R35 foi um projecto coordenado pelo engenheiro japonês Kazutoshi Mizuno, já na era da sinergia da Nissan com a Renault. Mizuno tinha de dar resposta ao desafio de criar um carro que ultrapassasse a barreira dos 300km/h e não deveria custar mais de 100 mil dólares. Nasce assim esta máquina fabulosa com 572cv de fábrica, com um motor 3.8L V6 biturbo, é um verdadeiro hino à tecnologia performance e eficiência, tanto na estrada como nas pistas.